sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A cena do rock nacional dos anos 80 concentrava-se basicamente no eixo Rio-SP.Eis que em 1984, quatro estudantes de arquitetura liderados por Humberto Gessinger formam uma banda e põe a batida gaúcha no topo das rádios brasileiras.



A formação original da banda era composta por Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) e tinha como objetivo uma única apresentação num festival de música na UFRGS, realizado como protesto à paralisação das aulas.

O nome Engenheiros do Hawaii foi dado para satirizar estudantes de engenharia que usavam bermudas com estampas típicas de surfistas, com quem possuíam certas rixas.

Depois de várias apresentações nas cenas alternativas de Porto Alegre, conseguem gravar o seu primeiro álbum : Longe Demais Das Capitais, em 1986.Os grande destaque do álbum foi a canção "Toda Forma de Poder", que foi tema de uma novela da Globo.


Antes do começo das gravações do segundo disco, o baixista Marcelo Pitz deixa a banda por motivos pessoais.Gessinger assumiu o baixo, com isso Augusto Licks foi contratado como novo guitarrista.

O segundo disco "Revolta dos Dândis" deu uma nova guinada nos horizontes da banda, mudando a face mais pop para a direção do rock progressivo, com estabelecimento de repetições de letras.Os arranjos são influenciados pelo rock dos anos 60.As letras são extremamente críticas e se observam o uso de várias antíteses e paradoxos, além de citações filosóficas nas composições. Os maiores sucessos desse álbum foram : "Infinita Highway", "Terra de Gigantes" e "Refrão de Bolero".



A partir desse momento, os Engenheiros tomam as paradas de rádio em todo o país, além de ter casa lotada em todos os seus shows.O disco seguinte Ouça O Que Eu Digo : Não Ouça Ninguém marca a continuidade da batida progressiva e tem como grande destaque o hit "Somos Quem Podemos Ser" e marcou a mudança da banda do RS para o RJ.


Em 1990, é lançado o disco O Papa É Pop que consolida a mudança da sonoridade da banda, tendo uma batida mais pop e o uso do teclado em várias canções.Esse disco foi puxado pelo cover "Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones".No ano seguinte são convidados a participar do Rock In Rio II e fazem um show histórico, sendo aclamados pelo público, com direito a elogios do jornal americano New York Times.


Depois de lançarem mais 2 CDs, tento destaque canções como : "Piano Bar" e "Parabólica", os Engenheiros excursionaram pela primeira vez para os EUA e o Japão, porém logo depois tiveram uma baixa, a saída do guitarrista Augusto Licks por discussões internas.A banda foi remontada e no período de 1994 a 1996 passou a ser chamada de Humberto Gessinger Trio e caiu em certo ostracismo.

O disco Minuano de 1997 marca a volta do nome Engenheiros do Hawaii e do sucesso da banda, com belas composições como : "Eu Que Não Amo Você", "Seguir Viagem" e "3x4".


Com a chegada do novo século, os Engenheiros passaram por várias modificações na sua formação e por uma metamorfose de gêneros, tendo influências até do punk rock, com o disco Surfando Karmas E DNA.Vale destacar nesse período, o brilhante acústico gravado pela MTV em 2005, comemorando os 20 anos da banda com todos os seus maiores sucessos no repertório.


Desde 2008, os Engenheiros tiveram suas atividades encerradas pelo líder Humberto Gessinger que prometeu desde então a volta da banda em 2013.Nesse período de 5 anos, Gessinger tem embarcado em composições de sua carreira solo.

Seguidores